terça-feira, 20 de abril de 2010

FORMAÇÃO PARA COORDENADOES PEDAGÓGICOS


Justificativa:
O bom uso da língua é primordial em nosso dia-a-dia. Desde tarefas mais corriqueiras, como escrever um bilhete ou um e-mail para um amigo, até mais complexas, como ler criticamente uma notícia de jornal ou escrever uma carta de apresentação pleiteando uma vaga de emprego, o domínio da língua se faz essencial. E cabe à escola desenvolver essa competência.
Essa concepção de que o objeto de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa deve ser "o conhecimento linguístico e discursivo com o qual o sujeito opera ao participar das práticas sociais mediadas pela linguagem" está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Mais que um concurso de textos, esta é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.
Portanto, é essencial a discussão da metodologia e incentivo aos professores, e o apoio do corpo técnico-pedagógico é imprescindível para o sucesso da Olimpíada no município.
OBJETIVOS:
• Incentivar a participação na Olimpíada da Língua Portuguesa;
• Estimular leitura e o desenvolvimento da escrita na sequência didática com o uso dos gêneros textuais.


Ministrante: Maria do Socorro Braga Reis
Formadora Municipal
Email: msocorrobraga@yahoo.com.br
Tel: 91 - 99162122
Clientela: Coordenadores Pedagógicos

Data: 23 de abril de 2010
Horário: 08h às 12h
Local: Salão Paroquial

Justificativa:

A inclusão dos alunos com deficiência é um desafio, várias são as inquietações ou problemas que entravam o processo de ensino e aprendizagem. O CAEE tem como desafio complementar ou suplementar a formação dos alunos por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidades e estratégias que eliminem as barreiras para a sua plena participação na sociedade.
Desta forma faz-se necessário um encontro de profissionais da educação a fim de viabilizar uma interação entre o CAEE e as escolas do ensino regular bem como promover esclarecimento sobre a utilização de recursos pedagógicos e estratégias que viabilizem a acessibilidade do aluno na rede regular de ensino.

OBJETIVOS:
- Proporcionar uma reflexão nos profissionais da educação sobre o desenvolvimento das habilidades dos alunos com deficiências
- Prestar esclarecimento sobre atendimento do CAEE
- Sugerir recursos pedagógicos que podem ser utilizados com alunos que tem deficiência
- Promover noções em LIBRAS

“Temos o direito a ser iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito a sermos diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza”.

Ministrante: Elcilene Medeiros Lopes
Coordenadora da Educação Especial
Email: elcilenemedeiros@yahoo.com.br
Tel: 91 - 88066335
Clientela: Coordenadores Pedagógicos

Data: 23 de abril de 2010
Horário: 14h às 17h
Local: Salão Paroquial

0 comentários: